Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

sexta-feira, 5 de março de 2010

Óscares 2010

No Domingo

É no próximo Domingo, a gala da entrega deste prémio
tão famoso.
Vou vêr , e com a embalagem que tenho de me deitar às 4 da manhã, não vai ser difícil...
Li num livro que tenho sobre os Óscares "Inside Oscar" de Mason Wiley e Damien Bona que existe um restaurante em Sausalito, Califórnia que tem um letreiro na porta que diz "Fechado nas seguintes noites : Natal, Páscoa, 4 de Julho, Halloween e Noite dos Óscares"!...
... e eles dedicam o livro aos donos desse restaurante.

Sempre gostei de cinema, ia inúmeras vezes ao cinema ( nos meus tempos de Liceu ia pelo menos uma vez por semana , por vezes duas...com a minha mãe e a minha avó...), coleccionava tudo o que podia: revistas "Plateia", "Colecção Cinema", postais com os artistas, sabia os nomes de quase todos eles, os nomes e as histórias de quase todos os filmes (só mais tarde comecei a conhecer também os realizadores...).
Mais tarde, quando comecei a trabalhar, passava as folgas no cinema. O meu irmão costumava dizer que eu não arranjava namorados porque passava a vida fechada nos cinemas...
Mas com isto tive uma ideia, aproveitando a onda cinematográfica, gostava de vos propôr que em comentário, cada uma pusesse o seu filme preferido e porquê. Se tiverem vários "preferidos", ponham-nos todos, mas um em cada comentário, até para aumentar a lista...
Eu vou publicar os meus preferidos através dos tempos.
Vamos brincar aos Óscares !

...

12 comentários:

  1. Então, Bézinha, por muito estranho que possa ainda agora parecer, na minha mente, no meio de tanto filme que já vi, e à cabeça de muitos "preferidos" que tenho, está exactamente "E Tudo o Vento Levou". E julgo que a explicação é simples: talvez porque fosse precisamente o primeiro "preferido"! Era muito novinha e simplesmente ADOREI! E ficou cá na cabecinha. É só um "preferido" por comentário, verdade? Então por aqui me fico.

    ResponderEliminar
  2. Tenho tantos filmes preferidos que me é difícil enunciá-los, mas vou tentar.
    Assim, de repente, o "Era uma vez na América" do Leone. Fabuloso, violento (muito) mas muito intenso, mostrando com muito realismo o mundo do crime na América, à mistura com uma grande sensibilidade. Muito bem representado, com um Robert de Niro em grande forma. Mas os outros também são óptimos. A música é daquelas que não esquecem mais. Filme grande e grande filme.

    ResponderEliminar
  3. Já agora mais um muito diferente do que referi primeiro mas de que gostei especialmente. Trata-se do "Segredos e mentiras" de um britânico que julgo chamar-se Mike Leigh. Também já vi há muitos anos, mas adorei. Trata-se da história de uma negra da classe média, cujos pais adoptivos morreram, que decide procurar a sua mãe biológica e que para seu espanto é branca. Um aspecto curioso do filme é a diferença de educação/instrução de ambas. Enquanto a filha, tirou um curso, salvo erro é optometrista (não sei se exactamente assim) e fala um inglês normalmente correcto, a mãe não tem instrução, é operária e fala um inglês correspondente a essa classe social média-baixa, tipo "cockney".
    Mas onde eu achei o filme verdadeiramente fabuloso, foi nos segredos e mentiras que existem em todas as famílias e que ali são muito bem retratados. Também este filme é muito bem representado, nem sei se não ganharam um oscar qualquer...
    É bom cinema europeu que recomendo vivamente, se por acaso não viram. Vejam que vale a pena. Deve haver em vídeo.

    ResponderEliminar
  4. Hoje já é um bocadinho tarde, mas amanhã falarei de outros tais como "Match Point", "O encantador de cavalos", "Africa Minha", "O Leitor" e fico por aqui.

    ResponderEliminar
  5. Assim não vale, não foi isso o proposto pela Bé, e se já estás a enumerar uma série de filmes bons, estás a dificultar a vida às restantes bloguistas. Usurpadora!

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo Stella. Para mim que já venho em 5º lugar, mais complicado se torna. Mas todos esses enunerados por vocês, também gostei muito. Entretanto lembrei-me do Kafka, que vi em Paris, terrivelmente torturante. Saí a meio porque não aguentei, tendo voltado de novo para ver o resto.
    Muitos outros virão, como o aviador, o pianista, mas mais não direi.
    Talvez vá hoje ver um que estreou agora com a Meryll Stripp, mas não consigo lembrar-me do nome, logo, dir-vos-ei.

    ResponderEliminar
  7. Marias
    Adorei a vossa pronta colaboração. Sempre são umas queridas....
    Pois vou dizer-vos o meu primeiro, não sei se preferido, mas aquele de que mais me lembro: "O Despertar". Era com o Alan Ladd (Lembram-se?).Era uma história muito triste, em que alguém matava a mãe de um veadinho, e um miúdo tinha um desgosto enorme...
    Só me lembro que vi o filme no cinema Império (de boas memórias...), e quando fui lanchar à Pastelaria Minerva com a minha mãe, depois do filme, caí em cima da mesa a chorar compulsivamente...
    Mas nunca mais me esqueci do filme !Era lindo!

    ResponderEliminar
  8. Vi tantos filmes com o Alan Ladd e só me lembro do título de um, salvo erro "Shane". Desse "Despertar", assim pelo título, não chego lá, mas naturalmente terei visto também (o enredo parece-me conhecido..., mas como é "vira disco e toca o mesmo" não se me aviva muito a memória). Mas tu, com um ataque de choro desses, não ias esquecer mais, claro está!

    ResponderEliminar
  9. Mas a bem dizer, devo estar um bocadinho baralhada com o Alan Ladd neste... Estou farta de procurar e não encontro em lado nenhum, este filme, mas também não sei o nome em inglês (nessa altura, não prestava atenção a esses pormenores...), nem o realizador...
    Em Lisboa devo ter essa informação, depois confirmo.
    Mas o Shane não era, pois esse só vi mais tarde.

    ResponderEliminar
  10. Pois então minhas amigas, para a Stella e as outras poderem comentar à vontade, não vou dizer nada dos que enunciei acima, enquanto elas não se pronunciarem. Tenho outros de que tanbem gosto, mas por enquanto não digo. Só depois das meninas fazerem os seus comentários.

    ResponderEliminar
  11. Isso não vale! Levantas a lebre e não matas os coelhos... não está justo! Está tudo "sequioso" dos teus comentários... até porque... eu, cá por mim, não tenho nada para dizer. Ora bota lá faladura, pleeeeeease!

    ResponderEliminar
  12. Isto é perdido por ter cão e por não ter...então primeiro não valia por eu ter mencionado filmes que vocês também iam comentar e agora não vale porque vos deixo comentar primeiro?...
    Assim não vale! sou eu que digo.

    ResponderEliminar