Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

sábado, 12 de dezembro de 2009

Gosto muito deste.


Este foi comprado em Kinshasa (Zaire), é em ébano (ou pau-preto) e tem um desenho fantástico. A fotografia tem muita luz, mas ele é mesmo preto!
E até o comprar, não sabia que presépio em francês se diz "créche".
Como histórinha, vamos vêr se consigo resumir um grande acontecimento da nossa família...
No Natal de 1952...(era eu pequenina, ainda nem conhecia a Telinha...)a minha avó,
que todos os anos comprava uma cautela da Lotaria do Natal disse-nos "Façam as vossas listas,pois vai-me sair a Sorte e Grande e eu compro-vos o que pedirem!"
Foi á Baixa comprou várias , e quando já se vinha embora, lembrou-se que não tinha comprado na Casa Travassos. Voltou atrás, e comprou!
Não sei o que pedi na lista, mas lembro de estar na cama com a minha mãe a fazer a lista na travesseira...Todos fizémos, e à criada Maria , a minha avó disse que lhe dava o enxoval, pois ela ia casar.
No dia em que andou à roda, como era costume no Natal, transmitiam na Rádio o sorteio. Então não é que todos ouvimos o número da cautela comprada no Travassos? E era mesmo! Saiu-nos a Sorte Grande!!!... Naquela altura ,numa cautela saíram 100 contos! Era uma pequena fortuna! Lembro-me que estávamos a almoçar costeletas panadas e que a minha mãe só dizia que não era aquele número, pois tinha medo que desse uma coisa à minha avó...
Dançámos tanto, que estraguei uma sandália, mas todos tivémos nesse Natal o que tinhamos posto na lista !

3 comentários:

  1. Oh Maria, não sei se comente o presépio se a historinha, porque conheço ambos e sou completamente fã desse presépio e adoro a historinha. Só não sabia que até tinhas estragado uma sandália (já é a segunda sandália estragada neste blog!)
    Stella

    ResponderEliminar
  2. Imagina que sorte! Bem bom! Olha que palpite, hein?! Grande avó!
    Agora sobre o presépio, é muito bonito. Como é que fazes para os expores todos? Ou não expões e ficam guardados? É que são tantos que deve ser preciso muito espaço...

    ResponderEliminar
  3. De todos os presépios foi o que mais gostei. Também achei graça à pergunta da Lúcia, pois eu fiz a mesma à Stella.

    ResponderEliminar