Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

quarta-feira, 28 de abril de 2010

OS PIRILAMPOS

Marias

Os Pirilampos já chegaram!!!!
Ainda são poucos, mas já "andem" aí!
Um ano, estes terrenos aqui à volta, pareciam uma enorme árvore de Natal. Era só luzinhas...
Se este ano, eles atacarem assim, vou tentar fotografar, mas deve ser difícil...
Entretanto aqui deixo uma informaçãozinha em "brasileiro"...acho o nome "vaga-lume" lindo!
E uma vez, dei com um junto à cabeça dum cão adormecido...parecia um candeeiro de mesa de cabeceira...




Saiba como é produzida a luz do vaga-lume

Apesar de parecer estranho um animal que emite luz, o vaga-lume, ou também conhecido como pirilampo, produz luminosidade que pode ser vista a grande distância. Os vaga-lumes são besouros de um tipo especial, pois tem a capacidade de emitir luz.
Existem três tipos diferentes de vaga-lumes, que são os elaterídeos, os fengodídeos e os lampirídeos, que se distinguem pelo local onde ficam seus órgãos luminescentes e pela cor e freqüência da luz.
Esses bichos fazem a luz através da oxidação de uma substância produzida pelo próprio corpo, a luciferina. Os pirilampos machos adultos usam essa luminosidade para atrair a fêmea, além de afastar outros insetos. Já algumas fêmeas também conseguem emitir esses sinais luminosos, só que usam para aproximar suas presas.
Esse processo de produzir luz é conhecido como bioluminescência. Os vaga-lumes conseguem controlar a intensidade e o tempo da luz.

Artigo e foto copiada de : www.petfriends.com.br/news/news_materia114.htm

...

7 comentários:

  1. Vê lá tu a que os vaga-lumes te obrigaram. Mas iluminaram-te de tal forma, que conseguiste reproduzir de uma forma brilhante a história deles. Já sabes, quando te faltar a luz no Bracial, enche a casa de vaga-lumes e aproveitas e poupas energia. Ahahah

    ResponderEliminar
  2. Tiveste uma grande ideia Lurdinhas, porque realmente a luz é coisa que falta com uma certa frequência lá pelos Braciais. Se bem que, por isso mesmo, eles têm daqueles outros "vaga-lumes"... de parede, conheces, que acendem quando se acaba a electricidade??? Calhando só esses é que a Bé vai conseguir fotografar... Kof,kof,kof

    ResponderEliminar
  3. "Gandas" malucas...
    Assim é que eu gosto de vos lêr...

    ResponderEliminar
  4. Lá para as minhas bandas do sul, há poucos pirilampos...mas há que eu já os vi. Só que nunca pensei aproveitá-los para iluminação...boa ideia a da Milú, o pior é que segundo consta eles só emitem luz para o namoro...e a gente nunca sabe quando é que os pirilampos querem namorar...

    ResponderEliminar
  5. quem é que me manda um casal para a Madeira? Cá não há DESSES pirilampos....Lembra-me a minha infância na Praia das Maçãs! Mandem lá o casal ou uma pirilampa grávida!E Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Bé faça-me um favor....
    Mande para aqui uns quantos pirilampos, pois não é só no Bracial que falta a luz, ainda hoje aqui faltou e bastante tempo, é constantemente, chega ao fim quando é para pagar...ai Jesus é cá uma contaaaa.....
    Isto faz-me lembrar quando era jovem mandaram-me aos "ganbuzinos" e eu fui mais uns quantos/as amigas, era noite via luzinhas a acender e apagar...pensando eu que eram os ditos...
    Coisas de joventude...que saudades.
    Tempos saudaveis que vão e não voltam.
    Beijocas

    ResponderEliminar