Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Monumentos de Portugal 5

Cá vai mais uma acha para a fogueira...



...Estou à espera que me levem lá...


...

5 comentários:

  1. Citânia de Briteiros, claro está!
    E agora vou "dar uma de Lurdes", para a "cultura geral":
    "A Citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães (a cerca de 15 km de distância a Noroeste desta cidade). Fica também perto dos santuários do Sameiro e do Bom Jesus de Braga. É uma citânia com as características gerais da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica.
    As ruínas foram descobertas pelo arqueólogo Martins Sarmento em 1875. Consiste, basicamente, nos restos de uma povoação, com traços culturais celtas, murada. Existem, na realidade, três muralhas, com dois metros de largura, em média, e cinco metros de altura. A citânia situa-se num alto, tal como acontece com muitos castros.
    A influência da romanização naquele povoado, no século I a.C., é evidenciada em numerosos vestígios, tais como inscrições latinas, moedas da República, do Império, fragmentos de cerâmica importada (terra de sigillata), vidros, etc. Revela-se nesta cultura traços da influência indígena no dispositivo topográfico da povoação, no traçado das muralhas, na planta circular das casas, no processo da sua construção e na decoração com motivos geométricos.
    Um dos monumentos pré-romanos mais curiosos é um balneário, constando de uma pequena câmara redonda ligada a um recinto quadrangular. Os dois compartimentos eram divididos por uma estela de forma pentagonal, com uma pequena abertura no fundo para se poder passar de um para o outro. Uma das câmaras servia para se tomarem banhos de vapor, a outra para se tomarem banhos de água fria. Durante algum tempo, pensou-se que este balneário fosse um edifício de carácter funerário."

    ResponderEliminar
  2. Por poucos minutos teriam tido a minha explicação antes da Stella, foi só o tempo de atender o telefone, mas aqui vos deixo a minha versão:

    Jose MaiaSeptember 5th, 2009, 01:39 AM
    A citânia de Briteiros é um sítio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do monte de São Romão, na freguesia de Salvador de Briteiros, concelho de Guimarães (a cerca de 15 km de distância a Noroeste desta cidade). Fica também perto dos santuários do Sameiro e do Bom Jesus de Braga. É uma citânia com as características gerais da cultura dos castros do noroeste da Península Ibérica.

    As ruínas foram descobertas pelo arqueólogo Martins Sarmento em 1875. Consiste, basicamente, nos restos de uma povoação, com traços culturais celtas, murada. Existem, na realidade, três muralhas, com dois metros de largura, em média, e cinco metros de altura. A citânia situa-se num alto, tal como acontece com muitos castros.


    Devido a um projecto pessoal de investigação sobre a cultura castreja no noroeste peninsular, resolvi fazer um passeio até á Citânia de Briteiros, a maior e mais bem documentada de todas.

    01. A chegada á Estação Aerqueologica. No Centro de Recepção encontra-se um conjunto de imagens que permite ao visitante uma primeira impressão do que vai encontrar. A entrada custa 3€ por adulto e é entregue um desdobrável que inclui informações sobre o percurso a efectuar.

    Cá vos espero para vos levar lá e até vos pago a entrada.
    Ciao! Ciao! Tellinha...ahahah

    ResponderEliminar
  3. Tella, vê lá se acertas a hora. Isso é batota, ainda há 5 minutos não tinhas nada publicado. Vê bem a diferença horária entre o teu comentário e o meu. Dah!

    ResponderEliminar
  4. Eu não tive pontuação nesta (afinal nas outras também não) mas também quero ir...

    ResponderEliminar
  5. Oh Lucinha, a ires, não procures a companhia da Milú, que perdeu definitivamente a sanidade mental. Não percebi nada do que ela diz, nem no 1º nem no 2º comentário. Para começar, eu publiquei a resposta ao desafio da Bé à 01:06 h do dia 26, ou seja, logo ao romper do dia. Ela (Milú) repete quase que "ipsis verbis" o que eu respondi, mas às 14:49 h do mesmo dia, começando por dizer: "Por poucos minutos teriam tido a minha explicação antes da Stella..." Para ela 13 horas são "poucos minutos" E ESTÁ QUASE TUDO DITO... e, uns minutos depois, ainda me vem chamar batoteira e mandar-me acertar a hora! Qualquer coisa naquela cabecinha não está definitivamente a funcionar bem. Acautelemo-nos!!!

    ResponderEliminar