Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

domingo, 27 de junho de 2010

TARAXACUM

Isto é um dente de Leão, com as suas duas formas bem visiveis!!!!






Desculpem, mas não resisti.
Isto tudo vem a propósito duma amiga nossa que acha que esta semente é uma borboleta!!!
Pois aqui por casa, a minha neteada chama-lhes "Bruxinhas", nesta região "O meu Pai é Careca"!
E encontrei (No "Flickr" do Yahoo ) este texto que publico :
"O Taraxacum officinale é conhecida no Brasil pelos vários nomes populares: amor-de-homem, amargosa, taraxaco, alface-de-cão, salada-de-toupeira. O nome mais comum, dentre estes, é Dente-de-leão.

Esta planta já era chamada de "dent-de-lion" pelos Normandos Gálicos, um dos muitos povos que na Idade Média habitavam a região que hoje chamamos de França.

O nome é devido, provavelmente, à forma das folhas, que lembrariam dentes de leão. Quando a Inglaterra foi conquistada pelos Normandos, em 1066, os Saxões (que então habitavam a Inglaterra) criaram, a partir do nome "dent-de-lion", a variação "dandelion", até hoje o nome popular dado à planta nos países de língua inglesa. "
E pronto, mais uma aprendizagem....Cada vez gosto mais da Internet!!!!
...

6 comentários:

  1. Ao ver um dente de leão (destes, claro) voltamos à infância e ao incontido desejo de soprar...Só se esquecem de acrescentar ao nome científico etc e tal, que é um veneno para os alérgicos...Mas é bonito, é bom de soprar, tem leveza e poesia do efémero...

    ResponderEliminar
  2. Bézinha, já é muito tarde, mas prepara-te qu amanhã, dou-te a resposta ao teu Taraxacum. No entanto ainda a título informativo, tenho que te dizer que aumentei a segunda forma, para ver se eras tu que ias a subir pelo "dente de leão", "bruxinhas" ou "O teu pai é careca" e sinceramente não consegui. Não dá para aumentar, mas continuo na dúvida. Esclarece-me amanhã. Ah é verdade, aqui também há muitos.

    ResponderEliminar
  3. Estou "cansada" de tanta informação, Bé! E ainda tenho que me preparar para a resposta da Milú ao teu Taraxacum. Não sei se tenho cérebro suficiente para aguentar...

    ResponderEliminar
  4. Há quanto tempo não via bruxinhas...e não é que há poucos dias entrou uma na minha varanda.
    Que saudades das bruxinhas e dos bruxedos...
    Fiquem com elas e expliquem lá essa historia dos Taraxacum que não conheço.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Então, Isa, agora pode ir ver ao meu blog um videozinho sobre as "Bruxinhas" ou "Taraxacum" (nome científico das mesmas).

    ResponderEliminar
  6. Já cusquei o blogue da Stella e vi sim as tais ditas bruxinhas que eu tanto aprecio.
    Faço colecção mas são outras mais bonitas.
    Mas desde já lhe posso dizer que o seu filme está muito bonito.
    E eu que não consigo publicar fotos...com a breca só mesmo comigo, tudo me aconteçe.
    Bem mas alguma coisa se ha-de arranjar.
    Beijocas

    ResponderEliminar