Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

domingo, 2 de maio de 2010

A "Festa das Maias"


Investiguei a "Festa das Maias" e descobri que são GIESTAS!!!
Há imensas coisas sobre este assunto, esta retirei do blog "Portugal-on-line".
Se quiserem saber mais,é só procurar na Net ou na Wikipédia...
Mas aqui vai um "cheirinho"...Muito interessante.


As «Maias» e os «Maios»



Ernesto Veiga de Oliveira descreve com rigor esse costume do povo português que tem algumas nuances regionais.

Segundo ele, o 1º de Maio é o Dia das Maias e comemora-se em Portugal, de um modo geral, pela oposição das «Maias», ou seja, de giestas ou flores, sob diversas formas, em portas e janelas e noutros locais. Ao contrário de outras regiões, em Trás-os-Montes surge ao lado de outras práticas, que são independentes mas de significações convergentes.

Na faixa ocidental atlântica do País, não existe qualquer prática alimentar associada. Mas em Trás-os-Montes e nas Beiras as «Maias» estão associadas às castanhas, que muita gente guarda de propósito para esta data. Segundo Jorge Lage, no 1º de Maio devem-se comer castanhas. Caso contrário, ao passar-se por um burro, este atira-se à pessoa e morde-a Diz o ditado «quem não come castanhas no 1º de Maio, monta-o o burro». Isto porque Maio é o mês dos burros, como afirma o povo. O uso de comer castanhas secas em Maio, terá a ver com a tradição muito antiga de no 1º dia o chefe de família ir à fonte e esconjurar ou afastar com favas pretas os espíritos (o «Maio») da sua família. Daí a expressão «Vai à feira e traz-me as maias (as castanhas piladas)».

5 comentários:

  1. Bem, a história toda é gira, mas espera só até a Milú voltar lá da "Caboa" e é vê-la a fazer pouco de ti. Pois se até eu, que não habito lá para os Nortes, sei que as "maias" são as giestas que dependuram por esta época nas portas e janelas... Digo "Nortes" porque julgo que é uma tradição de gente nortenha (se calhar também estou enganada).
    Mas olha que fui agora procurar e existem variadíssimas explicações para esta festa. Por exemplo, uma delas começa assim (e olha que esta vem de Valença, terra da tua mãe):
    "Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno do qual havia danças toda a noite do primeiro dia de Maio. Por vezes, podia ser também uma menina de vestido branco coroada com flores, sentada num trono florido e venerada, todo o dia, com danças e cantares."

    Etc, etc, etc. Como são descrições muito extensas, fico por aqui, senão enchia-te o blog de uma penada só.
    Mas pronto, fico muito feliz que te tenhas "cultivado" hoje mais um pouco com as "maias" e nos tenhas "injectado" cultura tradicionalista...

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que descobri estes blogs...hahaha.
    O que eu tenho aprendido...cultura é com as Meninas.
    Todos os dias aprendo uma coisa nova...obrigado Senhoras Professoras...ha ha ha.
    Adoro "giestas" é uma flor linda e cheira bem.
    Beijoquinhas para as duas.

    ResponderEliminar
  3. Pois também eu fiquei a saber mais umas coisas dos nossos usos e costumes.

    ResponderEliminar
  4. o que mais gostei foi de saber que a maia é uma boneca ( na versao desta festa de valença) e que agora foi recuperada, a festa,no municipio embora chamem maias ás coroas, como noutras regioes do país.

    ResponderEliminar
  5. Já agora acrescento que uma maia, também significa uma mulher muito mal vestida, por isso chamam maias aos espantalhos.
    E esta einh? Agora já tem um nome para me chamarem em público sem que a maior parte das pessoas percebam...Mrs. Maia!!!!
    Não precisam de agradecer este bonús!!
    Bjs.

    ResponderEliminar