Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vinha na Ilha do Pico

Só há pouco tempo soube desta maneira de cultivar a vinha nos Açores.
Para mim tem uma graça redobrada, pois há anos estive em Lanzarote e gostei tanto das vinhas de lá, que qualquer passeio que dava acabava naqueles campos pretos, da cinza e dos "murinhos" para protegerem as cepas.
Faz um efeito tão estranho, tão invulgar, que eu adorei. E agora, venho a descobrir que temos a mesma maneira de cultivo nos Açores.
Quem começou?

7 comentários:

  1. Parabenizo-te pela foto que escolheste relativa ao mês de Setembro, porque é bem representativa do mês (o que não acontece com a minha!)
    Mas como estás tão curiosa sobre estas Vinhas do Pico, que já em 2004 obtiveram a classificação de Património Mundial da UNESCO, reproduzo-te aqui um excerto (aqui bem que poderia ser um enxerto pois trata-se de uvas...) de um blog, de seu nome "Cantinho das Aromáticas", que poderá esclarecer-te um pouco, e, se te deres ao trabalho, vai ler toda a publicação chamada a "Ilha do Pico - Património da humanidade", de 15 de Junho de 2009: "A história da vinha e do vinho do Pico leva-nos a recuar ao século XV (1460), data em que se iniciou o povoamento da ilha...". Vai ler que aumentas essa "cultura em crescendo"...

    ResponderEliminar
  2. Já cá faltava a "gracinha" da Palavra de Verificação": "pronto", até parece que adivinhavam que estavas "ansiosa" e curiosa sobre o assunto...
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Já sabia que eram Património Mundial, mas fui lêr o que tu encontraste e fiquei a saber muito mais.
    Sendo assim, e pelo que li, devemos ter sido nós em 1460, que começámos a plantar assim a vinha, pois em Lanzarote, só depois da erupção do vulcão Timanfaya, que ocorreu em 1730, é que começaram.
    No entanto, a nossa já está em risco de desaparecer, pois ninguém quer continuar aquele trabalho...e os espanhóis continuam e desenvolvem... e depois nós é que não gostamos deles! Parece que afinal os invejosos somos nós...

    ResponderEliminar
  4. Pois eu estive lá há uns anos e achei muito interessante a forma como praticam essa cultura. Tenho algumas fotos que vou procurar e talvez publicar.

    ResponderEliminar
  5. Nota que me refiro à Ilha do Pico...

    ResponderEliminar
  6. e o vinho vende-se em qualquer hipermercado...garrafinha alta e estreita, embalagem atractiva sobre o preto. Geladinho, e chim-chim a todas vocês e respectivos senhores. Ando es-toi-ra-da e nem sequer sei bem porquê! Vou p'eidosa, não há remédio...Tenho umas olheiras que parecem colares de 2 voltas no pescoço...bem, vá lá, estou a regar um "pedacênho".
    Beijokas sãs para todos.

    ResponderEliminar
  7. Olha Tuka, então nessa das olheiras acredita que estás bem acompanhada por mim (com colares de 3 voltas). Além da rotura no bracinho (que me está a dar umas "simpáticas" dores há já dois meses, não me deixando dormir uma única noite sossegada) e das idas diárias à fisioterapia, agora parti um queixal que me tem obrigado a uma semana de dentista e a mais umas dorezitas nocturnas de "se lhe tirar o chapéu"! Coisas...

    ResponderEliminar