Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

terça-feira, 8 de março de 2011

Os Medalhões de Nossa Senhora de Fátima!

Não tem a vêr com Carnaval, mas como hoje também se comemora o Dia da Mulher...





Quem se lembra deles?
Quem os viu nas Feiras, na nossa meninice, e os comprou nas barraquinhas dos doces com cordões de fita de seda para pôr ao pescoço e depois os ia comendo e brincando?
EU!
Ontem falei disto e, nem o nosso amigo da Amadora se lembra.
Hoje perguntei à minha amiga Olívia e ela lembra-se deles nas Festas de Montesinhos.
Tinham o feitio de medalhão e no meio, colada, a imagem que se vê com o fundo amarelo.
Matem lá saudades!....
...

9 comentários:

  1. Eu também não posso comentar... É que eu não sou "saloia" (não sou da Freguesia dos Olivais, sou de S. Sebastião da Pedreira), sou muito alfacinha! As Feiras Regionais não estavam muito aqui à mão... Saloia!!!

    ResponderEliminar
  2. Oh Bé, tu lembras-te do sabor das bolachas?Não eram levemente baunilhadas ou anizadas-Na Praia das Maçãs, antes da pastelaria do Franklim (que tinha umas patas de veado maravilhosas e uns fôfos...) havia uma mercearia.Eu lembro-me destas bolachas, sinto-lhes o gosto....E quanto à Stella ser de S. Sebastião da Pedreira, somos duas em milhões de portugueses.E adoro saloios; ainda me lembro, na Praia das Maçãs, de os ver passar de barrete e das boleias de burro até ao mercado que se realizava no terminal da linha do eléctrico.Pão saloio, queijo saloio...tudo é bom, ainda hoje.Sem corantes nem conservantes.

    ResponderEliminar
  3. Das bolachas, nem me lembro muito, mas dos medalhões de "assucar", até me estou a babar...
    Quanto ao ser saloia, só sou agora aos 60 anos...porque nasci no Bairro da Encarnação- LISBOA- e não como a maior parte dos lisboetas na Maternidade Alfredo da Costa...
    Sou Costa, mas de uma elite...a nascida em casa!!!!!

    ResponderEliminar
  4. O "outro" da Amadora também, sendo "saloio", pertence à elite "nascido em casa".
    Julgo que a Tuka não percebeu muito bem a "graça" (nem podia): é que eu sou mais velha do que a Bé 4 horas, mas ela chegou primeiro à Encarnação, porque eu ainda estava na Maternidade. Por isso a Bé tem mais 4 horas de "saloice" do que eu, o que é substancialmente "significativo"!!!

    ResponderEliminar
  5. o que vos vale é que as "saloiadas" estão bem uma para outra...sei que foram criadas pode-se dizer juntas; nas fraldas, nos primeiros passos, na escola, nas brincadeiras, na cumplicidade dos primeiros segredos....muito bom. Que os anos passem e que estejam sempre lado a lado, de outro modo nem seria justo. Beijinho às duas.

    ResponderEliminar
  6. Pois é. E mais uma vez falam em código. Entre outros "o nosso amigo da Amadora"...
    Depois dizem que não são saloias mas... "a Bé tem mais 4 horas de "saloice""...
    Enfim, com isto tudo acho muita graça a este tipo de lembranças, mas a mim não me dizem nada estas bolachas. Ou não me lembro ou nunca as provei.

    ResponderEliminar
  7. Eu não acredito Lucinha que não saibas que "o nosso amigo da Amadora" é o mesmo que tem como segundo nome "Ernesto"... Julguei que o conhecesses melhor.

    ResponderEliminar
  8. Pois esse sei quem é (não havia de saber?) e cheguei a pensar nele, mas pela forma como a Bé escreveu, parecia que se referia a outra pessoa.

    ResponderEliminar
  9. Afinal, vocês é que são uma "cambada" de saloias...
    Eu "viajava", pelo esterior...do Bairro!
    Ia às Feiras , das Mercês, da Luz, da Malveira e via esses confeitos e melhor, comia-os!
    Eu refiro-me principalmente aos "medalhões de assucar"....

    ResponderEliminar