Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

sábado, 11 de fevereiro de 2012

O Castelo de S.Jorge



Aqui há tempos li numa revista, que uma das mentiras nacionais era o Castelo de S.Jorge não ser o original. Tendo sido "reconstruido" no tempo do Estado Novo, e até as ameias serem uma ideia dessa altura!

Encontrei agora estas fotos, e aqui as deixo para verem as diferenças.

O que me parece é que tinham lá construido uns prédios altos que deitaram abaixo (talvez no tempo do Estado Novo...) e que não deixavam vêr o Castelo.

Pena não saber as datas destas fotos.

Já alguma vez ouviram falar disto?


...

5 comentários:

  1. Bézinha, tudo o que eu sei é o que diz a Wikipédia, e que deve ter levado essa revista a "perceber mal" a realidade:
    "Ao longo do tempo o castelo, assim como as diversas estruturas militares de Lisboa, foi sendo remodelado, ao ponto de na primeira metade do século XX estar já em avançado estado de ruína. Na década de 1940 foram empreendidas monumentais obras de reconstrução, levantando-se grande parte dos muros e alteando-se muitas das torres. Por esse motivo, ao contrário do que se poderia pensar à primeira vista, o "carácter medieval" deste conjunto militar deve-se a esta campanha de reconstrução, e não à preservação do espaço do castelo desde a Idade Média até aos nossos dias."

    ResponderEliminar
  2. Será que "levantaram" demasiado??? (as torres e os muros....).
    Obrigada pela tua colaboração, amiga.

    ResponderEliminar
  3. No site: http://www.castelodesaojorge.pt/?t=sabermais&id=21 encontras a história do castelo e suas várias reconstruções.

    ResponderEliminar
  4. Lucinha

    Obrigada amiga. Já lá fui e sei tudo...
    pronto, na realidade não é o original...pois o terramoto deu cabo do que havia...
    Mas foi reconstruido segundo o material histórico que tinham ou o que iam descobrindo, não foi própriamente uma "invenção" do Estado Novo!
    Isto é que o pessoal gosta de "cascar" no Estado Novo!....

    ResponderEliminar
  5. Então, mas o sítio era o mesmo, verdade? É que eu confesso que não li tudo. E também me parecia que a tua primeira dúvida de há uns tempos atrás era a da localização.

    ResponderEliminar