Novo Ano, Novo Blog

Novo Ano, Novo Blog
JUNHO

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Querem Saber?





Era para vos pôr a adivinhar...
Mas isto agora demora tanto tempo...uma não está a outra
foi-se embora e outra já vem!...
Digo já o que é.
Estão a vêr este "tubérculo"?
Pois aprendi agora que nas raízes do trevo normalíssimo,
há estas pequenas "avelãs", que criam uma casca castanha
e depois se podem cozinhar e comer.
Petisco muito apreciado aqui nesta região e também pelos
passarinhos que as adoram mesmo cruas acabadas de tirar
da terra.
Daí que o pessoal que os arranca, vira as raízes dos trevos
para cima, a fim de ser mais fácil para os passaritos e assim
desaparecerem as sementes e haver menos trevos nos
terrenos de cultivo.
Pode ser do género da ovelha da Lúcia...
mas foi o que me contaram!!!

...

9 comentários:

  1. Pronto, já temos mais um petisco! E este nem precisa vir da estufa. Só no "Stella Boulevard" é o que se queira...
    O que vale termos amigos horticultores e arboricultores!!!... Aprende-se cada coisa!

    ResponderEliminar
  2. Pois estamos sempre a aprender...não fazia a mínima ideia e tenho lá muitos como deves imaginar. Para a próxima vou arrancá-los pela raíz e deixá-la ao ar para alimentar a passarada.
    Obrigada

    ResponderEliminar
  3. Lá me vão dissipar os meus trevos de 4 folhas, que tanto gosto de apanhar. Más!

    ResponderEliminar
  4. A amiga enviezada, como sempre, não leu bem: não são os trevos de 4 folhas, são exactamente os trevos normalíssimos, isto é, os de 3 folhas. Não quer dizer que os outros também não tenham raízes semelhantes, mas, por agora, sossega o teu espírito, ninguém vai dissipar os teus trevos de 4 folhas. E estima-os bem, que são raros e de difícil conservação. Os que eu tinha "faleceram"...

    ResponderEliminar
  5. Sempre pensei que essa coisa dos trevos de 4 folhas era invenção...afinal há mesmo! Todos os dias aprendo coisas novas...espantástico!

    ResponderEliminar
  6. Essa não, Lucinha! Eu bem digo, agora percebes é muito mais de árvores!!!
    Não te esqueças então de pedir um "pézinho" à Milú, visto que ela parece ser possuidora de alguns. Como disse antes, os meus "faleceram" já há algum tempo, caso contrário ofertar-te-ia de bom grado.

    ResponderEliminar
  7. Quando tiveres uma receita, para cozinhares este petisco, não a mostres, pois como isto caminha nunca se sabe se um menú bem elaborado, com essas pequeninas "avelãs", poderá tornar-se um bom negócio.A natureza é mais "gourmet" do que eu pensava!

    ResponderEliminar
  8. ...agora já sei porque é que o meu blogg não consta na lista dos que segues!...É porque não o segues!

    ResponderEliminar
  9. A quem te referes tu, Manelinha, quando "acusas" de não seguir o teu blog? É que eu vejo lá todas...

    ResponderEliminar