Espero que consigam lêr... é só clicar e aumentar!
Como gosto das coisas das nossas terras...

...
Saiba como é produzida a luz do vaga-lume
Apesar de parecer estranho um animal que emite luz, o vaga-lume, ou também conhecido como pirilampo, produz luminosidade que pode ser vista a grande distância. Os vaga-lumes são besouros de um tipo especial, pois tem a capacidade de emitir luz.
Existem três tipos diferentes de vaga-lumes, que são os elaterídeos, os fengodídeos e os lampirídeos, que se distinguem pelo local onde ficam seus órgãos luminescentes e pela cor e freqüência da luz.
Esses bichos fazem a luz através da oxidação de uma substância produzida pelo próprio corpo, a luciferina. Os pirilampos machos adultos usam essa luminosidade para atrair a fêmea, além de afastar outros insetos. Já algumas fêmeas também conseguem emitir esses sinais luminosos, só que usam para aproximar suas presas.
Esse processo de produzir luz é conhecido como bioluminescência. Os vaga-lumes conseguem controlar a intensidade e o tempo da luz.
Artigo e foto copiada de : www.petfriends.com.br/news/news_materia114.htm
...
Já aqui disse que fui vêr a Exposição de algumas das suas obras, no CCB. Corri depois a Net e juntei tudo o que encontrei dela. Mas não consigo ficar com tudo só para mim, e lembrei-me de fazer este apanhado. Agora vão vocês à Net, e procurem, leiam e saibam tudo o que ela fez e vai fazer ainda. Não vou aqui explicar os nomes das obras ou os materiais de que são feitos, isso já muita gente sabe ou então vão procurar. As peças de que mais gostei foram : A instalação dos "Três Corações independentes", em movimento, ao som de fados da Amália, (todos feitos com talheres de plástico); O "Jardim do Éden", labirinto com flores de fibra óptica e a belíssima "Victória", toda feita com materiais pretos (tecidos de vários países e origens, contas, botões e outros meateriais ) homenageando a Rainha Victória...
... | |||
Ouvi hoje na TV que o Duo Ouro Negro fazia 50 anos...
Mas já devo estar a ouvir na "diagonal"... Porque em todo o lado vejo que eles começaram em 1956...Possivelmente já nem a aritmética é o que era...
Mas, não tem muita importância, o importante mesmo é que eles existiram e as canções deles ficaram, nos nossos ouvidos e nos nossos corações.
Há um episódio na minha memória ligado a eles. Quando comecei a trabalhar na Tap, no aeroporto, um dia em que o Aleixo me foi dizer adeus pois ia para o Algarve, encontrou o Duo Ouro Negro, desesperado, pois tinham perdido o avião para o Algarve e ofereceu-se para os levar, e assim conseguiram chegar a tempo a mais uma actuação...
Ora, ouçam lá esta para se recordarem...
...